A República de Mali é um país sem litoral localizado na África Ocidental. A língua oficial é o francês. O Banco Central dos Estados da África Ocidental é o banco responsável pelas regulamentações financeiras de Mali. A mineração é uma das indústrias primárias em Mali, e o país também se orgulha de uma indústria agrícola robusta. Mali é uma porta aberta para as empresas que procuram expandir-se na indústria de mineração da África Ocidental.
Um contrato de trabalho pode ser por um prazo fixo ou indeterminado. Um contrato a termo certo deve ser preparado por escrito e não pode exceder dois anos. Ele não pode ser renovado mais de duas vezes, ou é tratado como um contrato permanente. Um contrato a termo certo não pode proporcionar emprego a longo prazo relacionado à atividade regular e contínua da empresa. Os contratos escritos devem conter a identidade das partes, assim como descrições de cargos, salários, rescisão e bônus. Os contratos de trabalho para trabalhos específicos não estão sujeitos à limitação de dois anos, mas não podem ser renovados. Um contrato de trabalho com um trabalhador expatriado deve ser feito por escrito.
O período padrão de trabalho é de 40 horas por semana e oito horas por dia. As horas extras são permitidas até 18 horas por semana, embora o inspetor de trabalho possa autorizar um máximo de 60 horas por semana. O horário de trabalho noturno é das 21 horas às 5 horas da manhã.
Os funcionários têm direito a licença por doença desde que tenham um atestado médico.
As funcionárias com nove meses de serviço recebem 14 semanas de licença maternidade remunerada, começando seis semanas antes do parto. Se o parto ocorrer antes da data prevista, o período de descanso após o parto é estendido de modo que as 14 semanas completas sejam gozadas. Este período pode ser estendido por três semanas se houver complicações médicas.
As funcionárias podem ser elegíveis aos benefícios de maternidade do programa de previdência social de Mali. Para serem elegíveis, as funcionárias devem residir em Mali e ter pelo menos nove meses consecutivos de emprego coberto. Os funcionários masculinos têm direito a três dias de licença paternidade remunerada pelo governo. Esta licença deve ser gozada dentro de 15 dias após o nascimento da criança.
Um funcionário tem direito a um bônus de antiguidade, que é de 3% de seu salário anual após três anos de serviço, 5% após cinco anos de serviço e um adicional de 1% por ano até 15 anos de serviço.
Além dos feriados, os funcionários podem acumular férias anuais à razão de 2,5 dias por mês trabalhado, num total de 30 dias de calendário por ano. Os funcionários recebem dois dias adicionais após 15 anos de serviço, quatro dias adicionais após 20 anos de serviço e seis dias adicionais após 25 anos de serviço. As licenças de menos de 15 dias devem ser gozadas continuamente.
Se um empregado tem mais de 15 dias de férias anuais, um período de férias deve ser de 15 dias e o restante pode ser gozado conforme acordado pelo empregador e pelo empregado. Os empregados menores de 18 anos têm direito a 24 dias de férias anuais e os empregados entre 18 e 21 anos de idade recebem 21 dias de férias anuais. O tempo de serviço dos empregados nessas faixas etárias não afeta seu direito a férias anuais. As funcionárias têm direito a um dia adicional de férias para cada filho menor de 15 anos.
O Estado oferece um sistema de saúde universal, mas alguns empregadores oferecem saúde privada como um benefício. O seguro fornecido pelo governo inclui benefícios como hospitalização, medicamentos, assistência à maternidade, assistência ambulatorial, análises laboratoriais, assistência odontológica, imagens médicas, assim como consultas gerais e especializadas.
Um contrato de trabalho pode ser rescindido no final do prazo do contrato (se por um período fixo), pelo empregador (com ou sem justa causa) ou pelo empregado. Oito dias para um trabalhador semanal; um mês para trabalhadores mensais; dois meses para supervisores; e três meses para executivos e para aqueles em posições gerenciais.
O empregador pode rescindir um contrato por tempo determinado, mas o empregado tem direito a uma compensação por lei. Um contrato permanente pode ser rescindido por qualquer uma das partes, juntamente com uma notificação por escrito à outra parte. Se o empregador rescindir o contrato após três meses de trabalho, ele é obrigado a informar o Inspetor do Trabalho por escrito. A duração do período de aviso prévio é a mesma que o período de experiência. O pagamento da rescisão é exigido, a menos que a rescisão seja por má conduta ou por razões econômicas específicas.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.