O México é um país da parte sul da América do Norte. A Cidade do México é a capital e uma das áreas metropolitanas mais excitantes da América Latina, atraindo muitos turistas a cada ano. O México tem uma cultura muito diversificada. Suas antigas origens astecas com muitos povos indígenas e tradições na parte sul fazem do país um lugar na moda na América Latina. A macroeconomia do México, que consiste em um grande mercado interno, crescente base de consumidores, crescente mão-de-obra qualificada e proximidade com os Estados Unidos, atraiu investidores estrangeiros ao longo dos anos.
Os contratos de trabalho podem ser por tempo determinado, sazonais ou por tempo indeterminado.
O período padrão de trabalho é de 48 horas por semana e oito horas por dia. O trabalho extraordinário é limitado a três horas por dia e três vezes por semana, em circunstâncias extraordinárias, por até nove horas extras por semana. As horas extras são pagas a 100% da taxa padrão. Se o período de trabalho extra exceder nove horas por semana, a taxa de remuneração é de 200% sobre a taxa padrão.
Os funcionários recebem até 52 semanas de licença por doença ou lesão através do sistema de previdência social do México. Para se qualificar, os funcionários devem ter feito um mínimo de quatro semanas de contribuições à previdência social imediatamente antes da doença. O pagamento é de 60% da taxa padrão, após um período de espera de três dias.
As funcionárias têm direito a 42 dias de licença maternidade antes do parto e 42 dias após o parto a 100% do salário regular. Os empregadores não são obrigados a conceder a licença paternidade, mas alguns acordos coletivos podem proporcionar benefícios de paternidade. Os funcionários masculinos têm direito a cinco dias úteis de licença paternidade paga pelo nascimento de seus filhos.
A lei trabalhista federal estabelece salários em sete dias para os trabalhadores manuais e trabalhadores agrícolas e 15 dias para os demais trabalhadores. A lei permite que os salários sejam fixados por unidade de tempo, uma unidade de trabalho ou por comissão. Os salários mínimos são determinados diariamente. O México não permite que os empregadores paguem o salário em uma moeda diferente, e ele deve ser em dinheiro, a menos que as partes cheguem a um acordo... O local para pagar o salário deve ser onde o empregado trabalha regularmente, e os salários devem ser pagos durante o dia de trabalho. Isso significa que os empregados não podem ser pagos durante os fins de semana. O salário mínimo no México varia de acordo com a região ou profissão.
Os funcionários começam com seis semanas de férias pagas por ano. Isto aumenta com os anos de serviço.
Dias de descanso obrigatórios:
Normalmente, as empresas observam os feriados mexicanos costumeiros, embora sejam considerados um dia de trabalho. Eles são os seguintes, mas não limitados a eles:
A cobertura básica de saúde é fornecida através do sistema de previdência social do México.
Os contratos de trabalho podem ser rescindidos no final do contrato (se a prazo fixo), por consentimento mútuo, pelo empregador ou pelo empregado. Os empregadores podem demitir um empregado, sem aviso prévio, por má conduta. Embora não haja período de aviso prévio necessário antes de despedir um empregado por má conduta, o empregador precisa notificar o empregado por escrito no momento do despedimento e incluir o motivo da rescisão. O período de experiência pode ser de 30 dias para contratos de trabalho permanentes.
Os funcionários podem ser demitidos por razões econômicas, incluindo as reduções em vigor devido à modernização. Os empregadores são obrigados a pagar um salário de três meses, mais 12 dias para cada ano de serviço. Para fins de determinação do pagamento de demissão, o salário não pode ser inferior ao salário mínimo ou ao dobro do salário mínimo. Os empregadores considerados como tendo despedido injustamente um empregado podem ser obrigados a reintegrá-lo ou podem ser responsáveis pela indenização. Empregados que tenham trabalhado por um mínimo de 15 anos e se demitirem voluntariamente, recebem recompensa de antiguidade de 12 dias por cada ano trabalhado. Os funcionários não podem ser demitidos devido a etnia, raça, sexo, idade, orientação sexual, religião, gravidez, estado civil, gravidez, deficiência, opinião política, status social, situação financeira ou por motivos de saúde. Os funcionários também não podem ser demitidos por pertencerem a um sindicato ou por participarem de uma greve legal.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.